Português  / English

O FUNDADOR - VENÂNCIO DA COSTA LIMA

O FUNDADOR - VENÂNCIO DA COSTA LIMA

 Venâncio da Costa Lima nasceu em 1892 , na povoação de Quinta do Anjo, no seio de uma família humilde. Ficando órfão de mãe muito cedo, foi criado por seus tios, numa casa agrícola. Devido à profissão de seu pai (que era talhante), Venâncio teve como primeira profissão comerciante de gado aos talhos da região.
Rapidamente diversificou o seu negócio, comercializando essencialmente produtos agrícolas.

Em 1914 funda a Casa Agrícola Venâncio da Costa Lima, na Quinta do Anjo. Dedicada essencialmente ao comércio de vinho, azeite e cereais, esta empresa dedica-se posteriormente e em exclusivo, ao fabrico e comercialização de vinho.
Entre os anos 1930-1950, a Venâncio da Costa Lima era a segunda maior produtora de vinho da região.

Durante a sua vida, tornou-se pessoa muito considerada e estimada na região, ocupando as seguintes funções:

- Cabo-chefe da povoação de Quinta do Anjo
- Vereador do Município de Setúbal
- Presidente da Câmara Municipal de Palmela (1937-1946),
desenvolvendo então obra notável no Concelho.
- Proprietário Agrícola e na Área da Restauração


Faleceu a 1 de Novembro de 1956, com 64 anos. Sendo esta a data das festividades da aldeia de onde é natural, nesse ano foram totalmente canceladas, devido à grande consternação que tal acontecimento provocou na região.

Como não teve filhos, deixa a adega aos seis sobrinhos, que desde essa altura, especializam-se no Vinho e Moscatel de Setúbal desta região vitivinícola. Com a passagem de quatro gerações, esta adega continua a ser uma empresa familiar, que movimenta anualmente 3 milhões de litros. Encontra-se actualmente em fase de investimento, com reconstrução de toda a área produtiva. Reconhecida recentemente como produtora do "Melhor Moscatel do Mundo"- Muscats du Monde 2011, esta empresa projectou o seu nome em grande escala e trabalha diariamente para produzir os melhores vinhos desta região.